Notícias

Em sessão solene, CMJP homenageia centenário de ex-prefeito Damásio Franca

Na tarde desta segunda-feira (3), a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou uma sessão solene para celebrar o Centenário e homenagear, postumamente, o ex-prefeito da Capital Damásio Barbosa Franca com a entrega da Comenda Parahyba de Mérito Cultural. A solenidade, que pode ser vista pelo canal da CMJP no YouTube, aconteceu no Plenário da Casa e foi proposta pelo neto do homenageado, vereador Damásio Franca (PP), e secretariada pelos vereadores Thiago Lucena (PMN) e Milanez Neto (PTB).

O propositor da homenagem fez uma narrativa sobre a trajetória de vida do avô e lembrou que a honraria é outorgada a personalidades ou organizações que se destacam na área cultural, sobretudo nos setores da Arquitetura, Paisagismo, Urbanismo e Interiores, entre outras.

03.09.18_SS_Centenário_ex-prefeito_DamásioFranca_ft_JSantos 219

“Narrar a trajetória de Damásio Franca é narrar uma vida de honestidade e amor à João Pessoa. Por onde andamos, vemos uma obra dele aqui em nossa cidade. Diante das passagens pela gestão da prefeitura de João Pessoa, ele responsável por inúmeras obras nesta cidade, dentre elas, vale o destaque, a construção do Ponto de Cem Réis, da Avenida Ruy Carneiro, o prolongamento da Avenida João Machado, a calçada da Orla de Manaíra, o início do saneamento do bairro do Bessa, além de diversas obras que contribuíram para o desenvolvimento urbano, econômico, social, paisagístico e de mobilidade urbana”, discursou.

Todos os que estiveram na tribuna destacaram que o ex-prefeito fez política com respeito a todos, sempre tratando bem o erário e acima de tudo. Vários destacaram a sua honestidade e austeridade genuínas e efetivas no trato público e lhe atribuíram a célebre frase: “Se não levar pra casa, dá que sobra!”.

03.09.18_SS_Centenário_ex-prefeito_DamásioFranca_ft_JSantos 132

A solenidade foi prestigiada por familiares do homenageado, autoridades e diversificadas personalidades pessoenses tais como o ex-vereador e secretário municipal do Turismo da Capital, Fernando Milanez; os ex-prefeitos da Capital Chico Franca (filho do homenageado), Oswaldo Trigueiro e Carneiro Arnaud; além do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Joás de Brito Pereira Filho; do presidente do Sistema Correio de Comunicação, Roberto Cavalcanti; o desembargador José Ricardo Porto e o jornalista Gonzaga Rodrigues.

Na ocasião foi exibido um documentário realizado pela equipe da TV Câmara JP com imagens históricas da cidade, cedidas pela família a partir do acervo pessoal dela, e depoimentos de familiares e amigos do homenageado. Também foi apresentada uma tela pintada pelo artista plástico paraibano Célio Furtado.

03.09.18_SS_Centenário_ex-prefeito_DamásioFranca_ft_JSantos 474

O Coral Antônio Leite de Figueiredo, da CMJP, sob a regência da maestrina Socorro Estrela e do preparador vocal e solista, Paulo Brasil, o Paulão, pontuou o evento com a execução do Hino Nacional e da canção ‘Meu Sublime Torrão’.

O homenageado

Damásio Barbosa da Franca nasceu no município de João Pessoa, no dia 16 de setembro de 1918. Entrou na militância política, em 1936, liderando estudantes paraibanos para aquisição do prédio, onde hoje funciona a Casa do Estudante da Paraíba, sendo o seu primeiro presidente. Em 1947, transferiu o centro de atividades estudantis para a política partidária, no qual foi eleito vereador para a Câmara Municipal de João Pessoa, pela legenda União Democrática Nacional. Em 1951, chegou a presidência do Poder Legislativo, no qual assumiu também as funções de Prefeito de João Pessoa, em virtude do licenciamento do então prefeito Oswaldo Pessoa.

Ocupou a função de Secretário de Viação e Obras do Estado, no governo João Agripino, voltou a prefeitura de João Pessoa, no dia 12 de abril de 1966, finalizou o exercício desse cargo até janeiro de 1971. No dia 06 de janeiro do mesmo ano, foi nomeado membro do Tribunal de Contas do Estado, exercendo a função de Conselheiro. Exerceu seu último mandato de prefeito do município de João Pessoa no período compreendido entre os anos de 1979 a 1983.

Assista à solenidade na íntegra aqui.

You Might Also Like