Notícias

João Azevêdo reúne trade turístico e recebe propostas para plano de governo para o setor

O pré-candidato a governador João Azevêdo (PSB) esteve reunido na noite dessa terça-feira (19), no Hardman Praia Hotel, com representantes do trade turístico para ouvir propostas para elaboração do plano de governo para o setor. João Azevêdo apresentou sua visão sobre o turismo e algumas propostas que pretende adotar para que o setor continue se desenvolvendo de forma sustentável na Paraíba.

Participaram do encontro proprietários de hotéis, representantes dos bares e restaurantes, dos guias turísticos, agências de turismo, as empresas de receptivo, dos transportes turísticos e dos jornalistas de turismo  Em sua fala,  João Azevêdo destacou que o crescimento do turismo no Estado se deu em razão da decisão política de realizar obras estruturantes como o Centro de Convenções, as rodovias no litoral Sul e Norte, o binário do Conde, a reforma do Espaço Cultural e a divulgação junto ao mercado nacional e internacional.

Ele acrescentou, contudo, que ainda há muito a ser feito como o destravamento do projeto Costa do Sol em torno do Centro de Convenções onde serão construídos grandes hotéis. “Já conseguimos as licenças ambientais de toda área e realizamos as compensações ambientais, mas nosso grande desafio será conseguir o arquivamento do embargo pelo Ministério Público Estadual e a regularização fundiária para tocar esse grande projeto. Em 2019 esperamos ter os primeiros hotéis construídos agregando valor a área e fortalecendo nossa rede hoteleira”.

“Como secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos e Ciência e Tecnologia trabalhamos três eixos com prioridade que influencia no turismo: dotar o Estado de infraestrutura de estradas, melhoria da infraestrutura energética com novas linhas de transmissão e captação de parques eólicos e de energia solar e um programa de adutoras e redes de abastecimento, que se mantiver o ritmo de investimentos em três anos dotará o estado da segurança hídrica para um grande salto de desenvolvimento”, destacou Azevêdo.

João agradeceu ao convite e as sugestões apresentadas pelo trade turístico e fez uma avaliação positiva do encontro. “A nossa participação no encontro com representantes foi muito importante, pois conseguimos ouvir propostas das pessoas que conhecem a realidade do setor  que serão incluídos em nosso plano de governo que será apresentado durante a campanha”.

Durante o encontro João Azevêdo ouviu sugestões e críticas dos representantes de cada categoria e apresentou soluções a respeito de questões como investimentos em infraestrutura, em capacitação dos trabalhadores e abertura de linhas de financiamentos.  Ele afirmou que entre suas metas estão promover mudanças no programa Empreender para contemplar o setor e resolver alguns gargalos como a melhoria do nível de balneabilidade das praias urbanas da Capital.

A presidente da ABIH-PB (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Manoelina Hardman, considerou de fundamental importância esse contato com João Azevêdo que demonstrou ter conhecimento de todo o Estado e que vai dar continuidade as ações administrativas que marcou a Paraíba. “No turismo tivemos obras como o binário do Conde, o acesso a Coqueirinho, estradas para destinos turísticos e o nosso grande sonho que era o Centro de Convenções no governo Ricardo Coutinho. Ainda temos muito que avançar, mas reconhecemos que muito foi feito pelo governo do Estado para desenvolver o setor e preparar a Paraíba para receber bem o turista”, avaliou.

O empresário David Monteiro, fundador do Caribessa, afirmou que João Azevêdo demonstrou ter conhecimento para promover as melhorias no turismo, inclusive da necessidade de investimentos em acessibilidade e no disciplinamento na área do Caribessa. Ele ressaltou que foi muito bom saber que João está construindo um plano de governo em comum acordo com representantes do trade.

Participaram do encontro a presidente da PBTUR, Ruth Avelino, o secretário executivo de turismo e desenvolvimento econômico, Ivan Burity, o presidente da Abrasel/PB, José Miguel Sobrinho, a presidente da ABIH/PB, Manoelina Hardman, a presidente da Abrajet/PB, Messina Palmeira, o diretor do Centro de Convenções, Ferdinando Lucena, presidente do Sindicato das Empresas de Turismo, Napoleão Crispim, o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens na Paraíba,  Bruno Mesquita, o presidente do Sindicato dos Transportes Turísticos da Paraíba, Napoleão Crispim Filho, entre outros representantes do trade turístico.

You Might Also Like