Notícias

‘Virada Legislativa’, iniciativa que visa a preparar cidadãos a apresentarem propostas de lei, será realizada no dia 21 de outubro

João Pessoa será a primeira cidade do país a realizar uma maratona de treinamento da sociedade civil para capacitá-la a apresentar projetos de lei de iniciativa popular. A ‘Virada Legislativa’, fruto de uma parceria entre a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) e o Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS Rio), vai reunir parlamentares, assessores e cidadãos pessoenses para, juntos, construírem propostas que poderão se tornar lei através do aplicativo Mudamos. O evento será realizado no dia 21 de outubro (sábado), em local ainda não definido.

Acreditamos que a democracia direta é o melhor caminho para um Legislativo conectado com a vontade da população e através da Virada Legislativa, os pessoenses poderão contribuir de fato na melhoria da cidade”, avaliou o presidente da Casa Napoleão Laureano, Marcos Vinícius (PSDB).

Os técnicos do ITS Rio vieram a João Pessoa para definir os passos necessários para a realização do evento. Marco Konopacki, coordenador de projetos do Instituto, e a pesquisadora em comunicação da instituição carioca, Débora Albu, fizeram uma apresentação no plenário da Câmara, na manhã desta terça-feira (5), com a presenças dos vereadores.

O coordenador de projetos do ITS Rio, Marco Konopack, explicou que a ‘Virada Legislativa’ é mais um passo para o aprimoramento de mecanismos de democracia direta. “A iniciativa popular, que o aplicativo Mudamos ajuda a efetivar, é um direito presente desde a Constituição de 88. A ‘Virada Legislativa’ vem contribuir com outro passo importante: incentivar a transformação de boas ideias em textos legislativos, prontos para que as assinaturas sejam coletadas”, esclareceu.

Ele ainda informou que a mobilidade urbana foi o primeiro tema escolhido para o debate devido a demonstração de interesse da população pessoense pelo tema. “Quando nós lançamos o aplicativo Mudamos, 70% das ideias enviadas pelos pessoenses tocavam no tema mobilidade urbana. Então, nós percebemos que esta é uma temática importante para a cidade”, diagnosticou.

O presidente da Frente Parlamentar de Mobilidade Urbana, vereador Tibério Limeira (PSB), comemorou a escolha do tema. “É fundamental que a gente discuta esse tema de maneira ampla, com os diversos segmentos da sociedade, e em um processo no qual a Câmara vai dar a sua contribuição principal, que é dialogar com a sociedade e através disso construir marcos legais importantes para a política de mobilidade urbana”, elogiou.

A Câmara de João Pessoa é, mais uma vez, pioneira na realização desta ‘Virada Legislativa’, e vai servir de exemplo para outras cidades do país. Estamos abrindo as portas do Legislativo para orientar a população sobre a confecção de projetos de iniciativa popular, com o objetivo de aproximar cada vez mais os cidadãos”, avaliou o segundo secretário da Mesa Diretora da Casa, vereador Dinho (PMN).

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>