Notícias

Câmara da Capital celebra os 27 anos da Guarda Municipal

Os 27 anos da Guarda Civil Municipal de João Pessoa (GCMJP) foram celebrados, na tarde desta segunda-feira (28), em uma sessão especial realizada no Plenário da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). Na ocasião, o vereador Dinho (PMN), que propôs a solenidade, entregou o Diploma de Honra ao Mérito ao comandante da guarnição José Severino Figueiredo.

Além de Dinho e dos homenageados, compuseram a mesa o vereador Lucas de Brito (PSL), que secretariou os trabalhos, bem como o secretário adjunto da Segurança Urbana e Cidadania, Assis Freire, o comandante da GCMJP, Coronel Lívio; o presidente do Sindicato dos Servidores da Guarda Municipal, José Luís Arruda; o representante do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB),  Jocélio de Oliveira; o representante do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) – 13ª Região, Valter Azevedo; e o gestor da Secretaria de Segurança Urbana de Bayeux, Paulo Coelho.

De acordo com Dinho, a sessão foi proposta em alusão aos 27 anos de existência da GCMJP a fim de agradecer os trabalhos prestados pela corporação em favor da segurança e da cidadania da capital paraibana, além de homenagear os servidores que compõem a corporação, na pessoa do seu líder, o comandante José Severino Figueiredo. O parlamentar fez um breve relato sobre a história da instituição e da carreira do homenageado que faz parte dos quadros da Guarda desde o início da constituição dela.

A Guarda Civil Municipal de João Pessoa, tem proporcionando diariamente, desde da sua fundação, segurança em órgãos públicos municipais o que garante a execução dos serviços em hospitais, parques, praça, bairros, escolas e outros departamentos da administração”, destacou.

O vereador Lucas de Brito lembrou que contribuiu como advogado em representações dos agentes em ações ajuizadas por reajustes salariais e na criação da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb) aprovada na Câmara e da qual a Guarda Municipal faz parte.

O homenageado agradeceu a Deus, a sua família e a todos os colaboradores na sua trajetória profissional e apresentou os avanços mais recentes da corporação a exemplo da renovação da frota e a compra de coletes balísticos, além do curso de Pilotagem Tática Avançada e a atualização profissional dos agentes. “Esta tarde é um momento ímpar na minha vida. É imensa a satisfação na alma por esse marco na minha existência. Com grande emoção divido este momento com todos aqui presentes”, falou.

A vereadora Helena Holanda (PP) também prestigiou a solenidade, assim como diversos servidores da Guarda e da Prefeitura. Durante a solenidade foi exibido um vídeo sobre as atividades da Guarda Municipal e a Banda de Música Cinco de Agosto, sob a regência do maestro Adelson Machado, executou o Hino Nacional.

Breve Histórico

A Guarda Municipal de João Pessoa foi criada no dia 29 de junho de 1990, através da Lei. 6.394. O contingente de servidores que prestava serviço de vigilância nas Secretarias, vinculado ao Departamento de Vigilância da Prefeitura (DEVIP). Atualmente a Superintendência da Guarda Municipal está vinculada a Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb).

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>