Notícias

Nota da Caixa confirma participação de esposa de Cássio Andrade em pagamentos da obra da Lagoa, apesar de ela ter sido recomendada a se afastar

A Caixa Econômica Federal lançou nota, na tarde desta quarta-feira (28), esclarecendo como é feito o procedimento de autorização para o pagamento de medições. A nota, que foi usada como um salvo conduto pelos governistas, revela de uma vez por todas, que houve sim participação da esposa do secretário da Infraestrutura, Cássio Andrade, nos pagamentos de medições para a obra da Lagoa – uma vez que ela fazia parte da equipe multidisciplinar que era responsável pelas autorizações de pagamento – ao contrário do que alegou Cássio, negando categoricamente a participação dela em todas as etapas da obra. Pior: quando, segundo conversa de Bruno Farias com Marcos Vinícius, superintendente da Caixa na Paraíba, ela havia sido ordenada para se afastar do processo.

Leia a nota:

A Caixa Econômica Federal informa que, na qualidade de Mandatária da União para transferências de recursos do OGU (Orçamento Gerald a União), promove análises, efetiva contratos de repasse e acompanhamento dos objetos contratados, adotando procedimentos regidos estritamente por normativos dos gestores dos programas, além dos normativos internos que definem e delimitam a atuação dos seus empregados nos processos.

A CAIXA informa ainda que a aferição do percentual de obra executada é pautada no boletim de medição enviado pelo tomador.

Além disso, o banco efetua o desbloqueio dos recursos proporcionalmente ao percentual de obra executado, conforme previsto em projeto, limitado aos valores liberados pelo ministério gestor do programa.

A liberação de recurso está condicionada a apresentação, pelo contratante, de toda documentação legal prevista em contrato, conforme legislação vigente. O ente tomador é o único responsável pela apresentação do projeto técnico, pela licitação, execução e fiscalização das obras.

A CAIXA  esclarece que estas atividades são acompanhadas por equipe multidisciplinar e são realizadas com base na documentação apresentada pelo Proponente/Tomador, bem como nas informações coletadas nas vistorias às áreas de intervenção. Dessa forma, nenhuma ação é conduzida por uma única pessoa.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>