Notícias

“Estamos com uma das melhores tecnologias existentes no mundo”, diz Ricardo durante entrega de sistema de rádio digital

O governador Ricardo Coutinho entregou, nesta segunda-feira (19), equipamentos que fazem parte da primeira etapa de implantação do sistema de rádio comunicação digital para as forças de segurança do Estado. O sistema digital é composto por softwares e rádios (hand talks), além de outros equipamentos modernos e de última geração (Sistema Tetra) utilizados em países da Europa. Na ocasião, o governador também assinou um protocolo para a criação de um Laboratório de Soluções Inteligentes para a segurança pública em parceria com a Motorola Solutions Brasil.

Os equipamentos representam um investimento de R$ 33 milhões, em parceria com o Governo Federal. A tecnologia começa a funcionar, inicialmente, na região metropolitana de João Pessoa, proporcionando às Polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, Sistema Penitenciário e Departamento Estadual de Trânsito (Detran) uma comunicação segura e de qualidade. A vice-governadora Lígia Feliciano, auxiliares do Governo, deputados estaduais e representantes da área da segurança participaram do evento.

Na ocasião, o governador lembrou que o sistema representa um avanço essencial para o desempenho do trabalho das forças de segurança que terão mais rapidez na informação e nos resultados. “Esse é um passo importante para a segurança da Paraíba, saímos de uma espécie de Lambreta para uma Ferrari. Estamos qualificando a segurança através do sistema de rádio comunicação digital com uma das melhores tecnologias existentes no mundo. Esta é a primeira etapa que vai interligar cerca de 20 municípios da região metropolitana de João Pessoa. Isso vai possibilitar respostas mais rápidas por parte da segurança pública em função da cobertura do sistema. A Paraíba não tinha nenhuma cobertura segura, com este sistema 97% do Estado será alcançado pela tecnologia”, ressaltou.

Ricardo ainda destacou a relevância da assinatura do protocolo para a implantação de um Laboratório de Soluções Inteligentes voltado para a segurança. “Foi um pedido aceito pela empresa que ganhou a licitação, a Motorola, para trazer para a Paraíba um laboratório onde serão permanentemente produzidas soluções inteligentes em tecnologia para a área de segurança. Isso vai servir para a Paraíba e creio que para o Brasil”, observou.

O sistema permite radiocomunicação criptografada, com 40 pontos de repetição, capaz de oferecer um sinal de qualidade e com alta disponibilidade para os órgãos operativos de Segurança Pública. Ao todo, serão entregues mais de 5.600 rádios, sendo 4 mil portáteis, 1.300 móveis e 332 fixos, com capacidade de expansão e uma tecnologia digital que permite fornecer localizações exatas.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>