Notícias

Ricardo discute parcerias entre a Paraíba e Reino Unido em reunião com cônsul britânico

O governador Ricardo Coutinho recebeu, nesta segunda-feira (22), a visita do cônsul britânico Graham Tidey, na Granja Santana. Durante o encontro, eles conversaram sobre as relações entre a Paraíba e o Reino Unido e pontuaram algumas oportunidades de parcerias. Também participaram da reunião o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq), Cláudio Furtado, a presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), Tatiana Domiciano, e a secretária executiva da Ciência e Tecnologia, Francilene Procópio.

Na ocasião, Ricardo demonstrou interesse em estreitar o relacionamento com os britânicos e firmar parcerias que tragam benefícios para todos. “É uma satisfação recebê-lo e poder conhecer um pouco mais sobre os investimentos do Reino Unido e, ao mesmo tempo, mostrar um pouco do que nosso Estado está realizando. O que pudermos avançar nas parcerias será muito benéfico para a Paraíba. Podemos pensar em projetos relacionados ao uso da água, agricultura familiar, saúde; temos um bom polo de tecnologia em Campina Grande que pode ser ampliado através de parcerias. Enfim, acho muito importante utilizar a tecnologia para facilitar a vida da população em vários campos”, enfatizou.

De acordo com o presidente da Fapesq, Cláudio Furtado, a Paraíba vem trabalhando com o Reino Unido desde 2014, por meio da adesão ao Fundo Newton, que financia pesquisas em várias partes do mundo, em diversas áreas do conhecimento, como saúde e mobilidade. “Em uma ação que fizemos em colaboração com o Reino Unido, houve uma troca de conhecimentos entre pesquisadores do Reino Unido e locais. Depois tivemos workshops para melhorar a formação de jovens pesquisadores do Estado na escrita científica. 
O Newton Fund (Fundo Newton) é uma iniciativa do governo britânico que visa promover o desenvolvimento social e econômico dos países parceiros, por meio de pesquisa, ciência e da tecnologia. O fundo é parte do compromisso assumido pelo Reino Unido diante da comunidade internacional de promover iniciativas que fortaleçam o desenvolvimento social e econômico de países emergentes e que ajudem a estabelecer parcerias duradouras com governo e instituições filantrópicas brasileiras.

O cônsul britânico Graham Tidey explicou que representa os interesses do Reino Unido no Nordeste e lidera o setor de tecnologia e cidades inteligentes na região. O cônsul afirmou que o objetivo é ampliar a relação com a Paraíba. “Pretendemos ter mais parcerias com este Estado que tem muito potencial e está sendo bem liderado pelo governador Ricardo Coutinho. Hoje falamos sobre a possibilidade de trabalharmos na Paraíba um aprimoramento do fornecimento de água e saneamento do Estado. A Paraíba é o estado que mais reduziu a perda de água no país, em 2016, uma grande conquista. Então acreditamos que vale a pena compartilharmos nossa experiência neste setor aqui no Estado. Abordamos também a possibilidade de interligação do sistema de tecnologia da informação da área de saúde para que as informações dos pacientes estejam disponíveis em toda a rede. No Reino Unido já existe este sistema e podemos mostrar ao estado como fizemos. A Paraíba tem bastante acesso ao nosso fundo de pesquisa e queremos ampliar ainda mais”, afirmou.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>